segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Tomate e seus benefícios

às 14:48
Sabia que a cor vermelha dos legumes é importante para a sua saúde?

Pois é, a cor vermelha possui um fitonutriente, chamado licopeno, que lhe atribui essa cor. O licopeno é responsável por benefícios ao nível do organismo, nomeadamente, na prevenção das doenças cardiovasculares. A melhor fonte de licopeno é o tomate.

É um alimento pouco calórico, com seus efeitos antioxidantes, fonte de fibras e bem utilizado na culinária pela sua cor, melhorando a aparência dos pratos. O tomate é matéria prima que pode entrar em diversas refeições. Quanto maior a concentração de tomate em uma receita, maior o teor de licopeno e os benefícios por ele proporcionados. O licopeno ajuda a impedir e reparar os danos às células causados pelos radicais livres.

Este possui maior aproveitamento quando combinado a uma pequena quantidade de gordura, preferencialmente do tipo monoinsaturada. Os radicais livres são produzidos durante funções normais do corpo humano, como respiração e atividade física.
Também são formados como resultado do hábito de fumar, superexposição ao sol, poluição do ar e estresse.

São altamente reativos e, se não controlados, podem danificar as moléculas importantes das células saudáveis do corpo humano. Isso pode contribuir para o desenvolvimento de várias doenças, como câncer e doenças cardiovasculares.

Agora que você sabe que o tomate faz bem, vai logo para a cozinha fazer aquele macarronada com molho de tomate!


0 comentários:

Postar um comentário

 

Passaparola | Copyright © 2012 | Criação - Pronúncia