terça-feira, 18 de junho de 2013

Steak

às 10:40
   foto: reprodução

Uma receita em 10 passos de um delicioso "steak" para fazer em casa, com os amigos ou com a família.

Passo 1 – Compre um ótimo filé num açougue confiável. A qualidade da carne muda bastante conforme o lugar que você escolhe para comprá-la. Bata um papo com o açougueiro e explique o que você quer fazer. Ele saberá lhe indicar o corte ideal.

 Passo 2 – Corte o bife com cuidado, deixando apenas uma pequena borda de gordura do lado de fora, e coloque-o na assadeira ou em uma panela.

 Passo 3 – Certifique-se de que você tem os ingredientes necessários: uma colher de sopa de sal grosso, uma colher de chá de pimenta preta, raiz forte, ½ xícara de vinho marsala, vinagre tinto e três dentes de alho por bife

 Passo 4 – Esmague o sal, a pimenta e o alho com um martelo ou um pilão. Esfregue a mistura em cada bife de maneira com que os ingredientes penetrem ao máximo na carne. Leve o bife de volta à assadeira.

Passo 5 – Em uma tigela pequena, coloque 1/2 xícara de vinho, duas colheres de sopa de vinagre de vinho tinto e uma colher de chá de raiz forte para cada bife.

Passo 6 – Adicione a mistura na assadeira contendo os bifes e cubra a assadeira com filme plástico. Coloque os bifes na geladeira e deixe-os lá por pelo menos uma hora.

Passo 7 – Acenda a churrasqueira ou a grelha e deixe-a aquecendo por 15 minutos. Ela deve estar totalmente limpa, sem restos de alimentos ou gordura.

Passo 8 – Coloque os bifes no centro da grelha usando um garfo. Deixe a assadeira com a mistura de vinho próxima à churrasqueira, de maneira que ela também fique aquecida. Se a churrasqueira for grande, pode deixar a assadeira ou a panela na parte de cima enquanto assa a carne na de baixo.

Passo 9 – Deixe a carne assando conforme o seu gosto. Depois de alguns minutos, mude o bife de posição. É interessante colocá-lo em outro lugar dentro da churrasqueira. Verifique também a mistura de vinho. Se tiver evaporado, adicione mais um copo de marsala.

Passo 10 – Retire tudo do fogo e leve os bifes até a assadeira ou panela onde está a mistura. Tampe e deixe a carne lá por dois minutos. Após todos esses passos, o steak já está pronto pra ser servido. Escolha um bom acompanhamento, uma sugestão são legumes e batatas gratinados.

Bom apetite!

fonte: clubalfa/abril

0 comentários:

Postar um comentário

 

Passaparola | Copyright © 2012 | Criação - Pronúncia