segunda-feira, 31 de março de 2014

A diferença entre os tipos de sal

às 16:32

O sal é conhecido como o “aditivo alimentar mais antigo do mundo”. Presente em diversas receitas, inclusive em algumas doces, suas principais funções são adicionar sabor, equilibrar o amargor e a acidez, regular a fermentação de pães e conservar carnes. Mas, sal é tudo igual, certo? Errado. Quem não tem o hábito de cozinhar ou pouco conhece de gastronomia mal sabe que existem diferentes classificações de sal, como o sal light ou o comum, por exemplo. 

Hoje, contudo, veremos a diferença entre dois deles: sal refinado e sal moído.

O sal marinho moído, que nada mais é do que o sal grosso que passou pela moagem, apresenta uma grande quantidade de minerais importantes para o corpo, como o cálcio e o magnésio, por exemplo. Ele é retirado do mar e, por isso, recebe este nome. Porém, é importante saber que, mesmo apresentando um teor mais “integral”, o sal marinho também pode ser iodado. O termo “sal marinho”, portanto, é utilizado devido a sua origem, e não porque o produto não passa pelo processo de refinamento, pois o sal refinado também pode ser chamado de marinho.

O sal comum refinado, que é aquele que normalmente utilizamos, além de passar pela moagem, também passa pelo processo de refinamento, no qual há uma grande eliminação de parte de minerais fundamentais para o corpo. É chamado de comum pois o termo descreve a classe do produto.

Ou seja, na hora de adquirir o produto, observe, na embalagem, a especificação do sal: moído ou refinado. Lembrando que, o sal marinho moído é aquele que apresenta minerais em sua composição, enquanto o refinado é aquele que passou pelo processo de refinamento.  Portanto, fique atento!

Fonte e imagem: Vitão

0 comentários:

Postar um comentário

 

Passaparola | Copyright © 2012 | Criação - Pronúncia