segunda-feira, 17 de março de 2014

Dez motivos para comer macarrão sem culpa!

às 16:07
O sabor já é motivo de sobra para não dispensar este prato, mesmo assim relacionamos 10 razões inquestionáveis para degustar essa iguaria.

Presente na mesa de todas as famílias, prato principal de refeições entre amigos e preferido por todas as idades, o macarrão tem vários motivos para ser tão popular.


 1 - É fácil e rápido de preparar

A opção espaguete fica pronta em até 10 minutos, fervendo em água e sal. Existem também as massas para lasanha de diversas marcas, que vão direto ao forno e ficam prontas em 30 minutos.

2 - É saudável

O macarrão é rico em carboidrato, que é o ingrediente chave para uma alimentação saudável. E mais: a forma como o macarrão é feito permite que ele seja digerido de forma mais lenta que outros alimentos, ajudando o organismo a obter completamente seus benefícios nutricionais. O macarrão também vem acompanhado normalmente de outros alimentos saudáveis, como tomate, vegetais, queijos, carne e peixe.

3 - É versátil

Refeições com macarrão podem ser feitas de muitas formas diferentes. O macarrão pode ser servido quente, em sopas, pratos quentes, saladas e até mesmo em sobremesas.

4 - Agrada a família toda

De acordo com o formato e o tipo de prato montado, o macarrão agrada desde as crianças até os mais velhos. Também é possível montar refeições com ele que permitem satisfazer as necessidades nutricionais de cada idade, resultando em um alimento perfeito para a família toda.

5 - Não é caro

Como item da cesta básica, o macarrão tem preço acessível. As refeições que levam o alimento podem ser mais baratas ou mais caras, de acordo com os acompanhamentos escolhidos. Sendo assim, é um alimento presente na alimentação de famílias de todos os níveis de renda.

6 - Pode ser servido como prato principal ou acompanhamento

Há muitas formas de preparar uma refeição com macarrão. Massas para rechear são um bom exemplo de refeição completa feita apenas com macarrão. Em outros casos, o macarrão é utilizado como acompanhamento do prato principal, que pode ser uma carne, frango ou peixe. Normalmente, o macarrão servido como acompanhamento traz molhos mais simples, à base de manteiga ou legumes. Quando é o próprio prato principal, pode ser ingrediente de receitas mais elaboradas.

7 - Não engorda

O macarrão é rico em carboidratos e pobre em calorias. Enquanto 100g de macarrão cozido possui 111 calorias, a mesma medida de arroz apresenta 382 calorias. O que pode tornar a massa calórica é o molho acrescentado a ela, como os tipos branco, quatro queijos e Alfredo, que são ricos em gorduras. Cada grama de carboidrato possui quatro calorias; já o grama de gordura apresenta nove calorias.

8 - É diversificado

Calcula-se que existem hoje mais de 600 formatos diferentes de macarrão no mundo todo. Além da forma em si, as massas também se diferenciam pelos ingredientes. Entre os formatos mais conhecidos estão espaguete, parafuso, gravata, lasanha, pena, ninho, nhoque, entre outros.

9 - Ajuda a consumir outros alimentos saudáveis

A massa pode ser um excelente "veículo" para o consumo de outros alimentos saudáveis, como legumes e verduras. O preparo de uma refeição com massa, além de agradar as crianças, também pode ser um meio de ensiná-las a ingerir outros ingredientes essenciais para seu crescimento e desenvolvimento.

10 - Dá energia

Por ser rico em carboidratos, o macarrão é indicado para o bom desempenho do atleta. Fundamental como fonte de energia, também é importante como combustível do sistema nervoso central. A dieta rica em carboidratos aumenta os estoques corporais nos músculos e no fígado, auxilia o sistema imunológico e proporciona energia antes, durante e depois de atividades físicas.

Fonte: Bonde
Imagem: Agência Pronúncia/Passaparola Ristorante

0 comentários:

Postar um comentário

 

Passaparola | Copyright © 2012 | Criação - Pronúncia