terça-feira, 15 de abril de 2014

Carboidratos são essenciais para a saúde

às 14:52

Basta começar uma dieta que muitas pessoas logo cortam os carboidratos do cardápio. Mas, cuidado, o alimento não é o vilão que todo mundo pensa. Responsável por garantir a energia e o bom humor, os carboidratos são essenciais.

Estudos recentes comprovam que a melhor forma de emagrecer é manter uma dieta equilibrada, sem restrições. De acordo com a nutricionista e secretária-geral da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva, Vanderli Marchiori, se ingeridos na proporção certa, o alimento não contribui para o ganho de peso. "Se a ideia é emagrecer, nada de eliminar nutrientes, mas consumir em quantidades adequadas", afirma a nutricionista.

Os carboidratos, encontrados principalmente em pães e massas, são os responsáveis por garantir a energia necessária para que o nosso corpo funcione bem, por isso o alimento é tão importante para quem precisa enfrentar as múltiplas tarefas do dia a dia. A nutricionista explica que para ter uma alimentação saudável é recomendado que 60% do total das calorias ingeridas em cada refeição sejam compostas por carboidratos, 25% por gorduras e 15% por proteínas.

Para as grávidas, ela diz que a necessidade da ingestão de carboidrato aumenta porque a alimentação da gestante deve ser suficiente também para o crescimento do bebê. "Se a mulher que estiver grávida não ingerir carboidratos suficientes, o corpo vai utilizar proteínas como fonte de energia, o que pode prejudicar outras funções do organismo", alerta a especialista.

Agora, se você acabou de dar a luz, provavelmente a necessidade de ingestão do alimento irá permanecer ainda por um tempo. Então, não se prive. "A energia que provém do carboidrato mantém o bom humor e a disposição para cuidar do bebê e controlar as travessuras das crianças maiores", esclarece Marchiori.

Fonte: Mais equilíbrio


0 comentários:

Postar um comentário

 

Passaparola | Copyright © 2012 | Criação - Pronúncia