segunda-feira, 12 de maio de 2014

Conheça os benefícios do palmito

às 15:50

Originária das regiões da Mata Atlântica, a deliciosa iguaria já era adorada pelos índios na época da colonização, que, certos de seu apelo, ofereciam-na aos portugueses como objeto de troca. Agradou tanto que Pero Vaz de Caminha o incluiu na famosa “primeira carta” enviada ao rei de Portugal, na qual estava incumbido de listar as riquezas da nova terra.

Daqui para o mundo, ganhou apreciadores em muitos países, onde ficou conhecida como “coração da palmeira”, uma vez que a parte branquinha comestível corresponde ao miolo do caule. O Brasil, além de ser um dos maiores produtores (85% da oferta mundial e 90% da produção nacional), é um dos países que mais consomem o alimento no mundo. Basta notar a quantidade de palmeiras e coqueiros nativos que temos por aqui.

A nutricionista Adriana Passos da Silva, do Hospital e Maternidade Celso Pierro da PUC-Campinas, recomenda: “O palmito, assim como os vegetais em geral, deve fazer parte da nossa alimentação por ser um alimento pobre em gorduras e rico em fibras”. E acrescenta que essas características valem para todas as espécies: juçara, açaí ou pupunha. Segundo ela, uma porção de 100 g do alimento contém 18 kcal, 4 g de carboidratos, 2 g de proteínas, 0,1 g de lipídeos e 0,4 g de fibras, além de ser rico em sais minerais como cálcio, fósforo e ferro. Também é uma boa fonte de vitaminas C e do complexo B.

Ótimo, então, para quem anda sempre com o olho na balança. Poucos alimentos hipocalóricos são tão saborosos. Quem está de regime sabe que não é nada fácil encontrar pratos apetitosos. Com o coração da palmeira é possível variar comendo sopas e saladas diferentes a cada dia, sem falar na deliciosa versão grelhada. Aí vai uma ótima dica de verão: aproveite essa delícia (e suas baixas calorias) para se manter em forma. Além de tudo, o alimento não possui colesterol e é pobre em gorduras.

Fonte: Revista Viva Saúde
Imagem:  Fabio Mangabeira


0 comentários:

Postar um comentário

 

Passaparola | Copyright © 2012 | Criação - Pronúncia