segunda-feira, 19 de maio de 2014

O que fazer com óleo de cozinha usado?

às 16:31

Pastéizinhos, hambúrguer, batata-frita e um belo refrigerante: combinação preferida de qualquer criança! Mas depois de uma tarde tão calórica, jogar o óleo usado na pia da cozinha ia aumentar ainda mais a sua lista de pecados! Um litro de óleo doméstico que vai pelo ralo pode entupir os canos da sua casa e ainda danificar muito o ecossistema, contaminando de uma só vez um milhão de litros de água, quantidade consumida por um ser humano em 14 anos de uso. Além disso o descarte na pia pode atrair para o esgoto, animais como ratos, insetos e baratas.

Se ele for jogado no lixo comum, provavelmente irá parar em lixões ou terrenos baldios. Nos lixões, ele se infiltrará no solo e poderá contaminar os lençóis freáticos, e nos terrenos baldios, poderá causar uma maior liberação de gases de efeito estufa, como o metano, o que significa contribuir ainda mais para o aquecimento global, sem mencionar o odor horrível que será emitido! Infelizmente, estima-se que somente 1% do óleo de cozinha usado em todo o mundo seja reciclado. Que tal reutilizar esse inimigo dos canos, tubos e meio ambiente na sua casa?

Reciclagem é simples!

A reciclagem do óleo de fritura é mais comum do que você imagina. Ele pode ser reaproveitado na sua própria casa (para fazer sabão, por exemplo), ou por outras pessoas (já existem sites que cadastram compradores de óleo de cozinha). Após o seu uso, espere esfriar e despeje-o num vasilhame bem fechado. Então faça você mesmo o sabão ou leve-o ao posto de reciclagem mais próximo da sua casa! De lá, ele será encaminhado para locais especializados, que poderão transformá-lo em ração animal, detergente, cosméticos, tintas, biodiesel, massa de vidro e etc.

Fonte: Ecycle
Imagem: http://goo.gl/GLXdLe

0 comentários:

Postar um comentário

 

Passaparola | Copyright © 2012 | Criação - Pronúncia