segunda-feira, 28 de julho de 2014

Os benefícios da castanha-do-pará

às 15:40
Que as frutas oleaginosas têm nutrientes que fazem bem à saúde e auxiliam na prevenção de algumas doenças, muita gente já sabe. Mas hoje vamos falar um pouco sobre a "queridinha" entre as oleaginosas, a castanha-do-pará.


Também conhecida como castanha-do-Brasil, é fruto de uma enorme castanheira, árvore nativa da Floresta Amazônica.

Por ter propriedades, que além de nutrir, fazem bem à saúde, é considerado um alimento funcional.

O consumo regular de castanha-do-pará auxilia na prevenção de doenças cardiovasculares.

Os ácidos graxos insaturados presentes nela são os responsáveis por esse benefício, uma vez que eles ajudam na redução da pressão arterial, na diminuição das taxas de triglicérides e colesterol total no sangue, fatores de risco importantes para o desenvolvimento de doenças do coração.
Além disso, eles ainda ajudam a elevar os níveis de HDL colesterol, conhecido como "colesterol bom".

Por ser rica em fibras, ela ajuda no bom funcionamento do intestino e a aumentar a sensação de saciedade, dessa maneira pode dar uma mãozinha se você está tentando eliminar peso. Mas cuidado com a quantidade, uma unidade de castanha tem aproximadamente 28 calorias. Portanto, moderação é a palavra de ordem. A recomendação é que consuma por dia, aproximadamente 3 unidades de castanha-do-Pará. Clique aqui para saber quanto você precisa emagrecer e comece agora mesmo sua reeducação alimentar!

O zinco, também presente na castanha, tem papel fundamental na produção de glóbulos brancos, ajudando a fortalecer o sistema imunológico.

Mas o principal nutriente e o responsável pela fama da castanha de "super alimento" é o selênio, poderoso antioxidante presente em alta quantidade na oleaginosa. Consumindo 3 castanhas por dia você já atinge a recomendação diária desse mineral.

Entre os benefícios que o consumo desse mineral tráz à saúde podemos citar:

- proteção do cérebro: o selênio combate, por exemplo, o envelhecimento das células causado pelos radicais livres e previne o aparecimento de doenças neurodegenerativas, como mal de Alzheimer e esclerose múltipla.

- prevenção de câncer: por ser um poderoso antioxidante e trabalhando no combate aos radicais livres, o consumo de castanha ajuda na prevenção de alguns tipos de câncer, como o de pulmão e próstata, entre outros.

- funcionamento da tireoide: a glândula funciona melhor na presença do selênio. Isso porque, sem esse mineral, ela não consegue produzir direito seus hormônios.

Por todos esses motivos citados, vale a pena incluir essa oleaginosa na sua alimentação! Ela pode ser uma opção bacana para comer entre as refeições principais, já que pode ser levada na bolsa.

Fonte: Mais equilíbrio 



0 comentários:

Postar um comentário

 

Passaparola | Copyright © 2012 | Criação - Pronúncia