quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Tipos de massa italiana

às 12:18
São tantas as opções de massas italianas que fica difícil saber qual é qual.
Segue uma lista com alguns tipos para ajudar você a pedir a massa certa. Capricha no queijo e vamos lá:

Macarrões
O spaghetti é o mais fininho, que comemos mais aqui no Brasil; o linguini é um pouco mais grosso; o tagliatelle é aquele que vem enrolado e é mais grosso, e o fusilli, que é o todo enrolado.
  


Penne
O penne é aquele mini tubo, e diferente do que tem aqui no Brasil – uma opção – na Itália tem pelo menos 8 tipos que variam com textura e tamanho. Os mais clássicos: penne rigate (listrado) que é o penne mais comum; pennette rigate que é uma versão mais fina e comprida do anterior; penne lisce (liso) que como o nome diz, não tem aquelas rugas.



Pra se ter uma ideia dos diferentes tamanhos:



Gnocchi
Esse é o mais fácil, é gnocchi e pronto! O formato e tamanho varia com a fabricação da casa, mas não tem distinção de nome.



Gravatinhas
As gravatinhas são básicas também, mas é bom saber que o nome certo é farfalle. Elas também tem lisas, listradas e uma opção que é mais gordinha. Nenhum segredo aqui, só lembrar que farfalle = gravatinha.


*Farfalle na verdade significa borboleta em italiano.

Conchinhas e afins
A conchinha mesmo é a conchiglie, aquela que costumamos comer em sopas, porém ainda tem as pipette e as orecchiette, que são curvas no estilo.


E sim, conchiglie vem de concha, pipette vem de pipetas e orecchiette vem de orelhinha. Fácil lembrar, pois parecem essas coisas mesmo.

Parafusos
O parafuso também é conhecido como fusilli e confunde um pouco se é o macarrão ou se é a massa menor. Aqui temos o fusilli, famoso parafuso; fusilli spirale ou pode aparecer como girandole que tem a espiral mais apertada; casarecce que é uma massa mais comprida e meio enrolada; e cellentani.



*Girandole significa cata-vento em italiano.

Outros
Existem muitas opções e variedades nas massas italianas. Não só os tamanhos e se são lisas ou listradas, mas tem muitos formatos diferentes. É possível que os nomes e tipos variem de acordo com a região também, mas sabendo o básico, não tem como errar na hora de escolher seu prato no menu!


Reprodução/adaptação: http://finestrino.com.br/


0 comentários:

Postar um comentário

 

Passaparola | Copyright © 2012 | Criação - Pronúncia