quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

10 benefícios do tomate

às 13:30
O tomate é um fruto rico em licopeno, um agente antioxidante e anticancerígeno que intervém nas reações em cadeia das moléculas de radicais livres.


Confira os diversos benefícios que ele nos proporciona:

Prevenção do câncer: Tomates são uma grande fonte de antioxidantes e fitonutrientes, ambos associados na redução do risco de câncer. O fitonutriente alfa-tomatina tem sido comprovado para alterar o processo de desenvolvimento de células cancerígenas da próstata. Um estudo mostrou que quatro porções de tomate por semana para os homens reduziu o risco de câncer de próstata em 40%.

Ricos em antioxidantes: Os tomates são muito ricos em antioxidantes, os três mais comuns, e muitos poderosos são: vitamina C, vitamina A e beta-caroteno. Eles também contêm boas quantidades de manganês e vitamina E. Ele é rico em licopeno, que está associado à redução do risco de doença cardíaca, os níveis de colesterol, propriedades anti-inflamatórias, e para a prevenção de doenças relacionadas com a idade, como a degeneração macular.

Saúde do Coração: O licopeno, Vitamina C e outros antioxidantes são os principais encontrado no tomate e são conhecidos para melhorar a saúde cardiovascular, adicionando oxigênio para a corrente sanguínea, melhorando o fluxo sanguíneo e a circulação, diminuindo os níveis de colesterol e melhora os perfis sanguíneos de gordura.

Saúde Óssea: Antioxidantes como o licopeno pode ser essencial na manutenção de ossos saudáveis porque ajudam a prevenir o estresse oxidativo para os ossos. Os altos níveis de potássio encontrado no tomate pode também promover a boa saúde dos ossos.

Anti-inflamatórios: Os tomates contêm vários carotenoides considerados agentes anti-inflamatórios eficazes.

Ricos em potássio: Os tomates são ricos em potássio, uma vitamina pouco encontrada na dieta humana.

Saúde dos Olhos: Pesquisas já ligaram os antioxidantes em tomates com redução do risco de degeneração macular. Licopeno e vitamina A tem efeitos mais positivos sobre os olhos.

Diabetes: Os tomates são uma boa fonte do mineral cromo, que pode ajudar os diabéticos a regular os níveis de açúcar no sangue.

Doença de Alzheimer: Alguns estudos têm relacionado o consumo de tomate com redução do risco da doença de Alzheimer e o aumento da função neurológica. No entanto, mais estudos são necessários para comprovar esta conexão.

Perda de peso: Dietas contendo tomates têm sido associadas à redução do risco de obesidade.  É um fruto rico em nutrientes, o que o torna um complemento saudável para qualquer programa de perda de peso eficaz.

Fonte e imagem: Dicas de Saúde

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