quarta-feira, 10 de junho de 2015

Aposte no Arroz

às 15:48
Mesmo carregando o fardo de ser um carboidrato, o arroz teve sua redenção diante da febre das dietas sem glúten (afinal, o cereal não carrega essa substância vista como uma das vilãs do emagrecimento). Uma pesquisa feita pelo Baylor College of Medicine, centro de estudos localizado no Texas, Estados Unidos, comprovou que quem consome uma porção de arroz diariamente – branco ou integral – tem no organismo menos gordura e mais minerais, como potássio, ferro e magnésio.

A INGESTÃO DIÁRIA DE UMA PORÇÃO DE ARROZ AJUDA A REDUZIR GORDURA (FOTO: THINKSTOCK)

 O valor calórico de todos os tipos de arroz é bem parecido: de 100 a 130 calorias (100 g do ingrediente cozido). Mas seus benefícios mudam de acordo com a variedade do cereal.

Aqui, veja os diferentes tipos de arroz e seus benefícios:

BRANCO OU POLIDO Contém basicamente carboidrato e sua principal função é fornecer energia. É o mais consumido no Brasil, mas é o menos nutritivo, pois as vitaminas e minerais ficam na casca, que é retirada durante o polimento.

INTEGRAL Fonte de fibras, minerais e óleos essenciais, estimula o intestino, aumenta a saciedade e reduz a absorção de gordura pelo corpo.

NEGRO Rico em propriedades antioxidantes, auxilia na prevenção de danos celulares e de doenças crônicas, como diabetes, câncer e problemas cardiovasculares. Além disso, tem quase o triplo do valor de proteínas e o dobro de fibras em relação ao integral.

VERMELHO Contém monocolina, substância que ajuda na digestão, na redução do colesterol e na prevenção de doenças do coração.

SELVAGEM Apesar de ser conhecido como arroz, na verdade é um tipo de grão. Rico em proteínas, fibras e aminoácidos, é também o que apresenta a menor quantidade de gordura. Bom aliado para dietas restritivas.
ARROZ BRANCO, VERMELHO (NO MEIO), SELVAGEM (EM CIMA À DIREITA), INTEGRAL (EM BAIXO À ESQUEDA) E NEGRO (FOTO: THINKSTOCK)
Fonte: Marie Claire

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