quarta-feira, 19 de agosto de 2015

Organização na cozinha

às 09:32
Não é exagero dizer que a organização interna dos armários responde por 50% da funcionalidade de uma cozinha. Das panelas aos talheres, todos os utensílios devem reunir a eficiência, a facilidade de limpeza.
Para organizar tudo da melhor forma é preciso, primeiro, compreender a dinâmica da casa, os costumes e as necessidades de cada um dos moradores. A geladeira, a pia e o fogão dispostos no sentido horário formam o triângulo maior. Assim, a pessoa na bancada (ponto de apoio para todas as atividades) pode, com uma simples meia volta, apanhar um ingrediente na geladeira para picá-lo na bancada e, então levá-lo para a panela, que está esperando no fogão.
Em relação aos utensílios, veja algumas dicas de como guardá-los da melhor forma, otimizando os espaços.
Imagem reprodução

Louças e xícaras
Separe as louças, cristais e talheres do dia a dia daquelas que vão à mesa em ocasiões especiais. Xícaras e louças não devem ser empilhadas por motivo de segurança. No caso de falta de espaço, use uma prateleira no fundo do armário colocada na metade da altura e com a metade da profundidade.
Aparelhos de jantar ou de chá de porcelana e para ocasiões especiais poderão ser guardados em embalagens organizadoras e de tecido, em lugares altos e de pouco acesso, pois serão usadas esporadicamente.

Talheres
Esses utensílios devem estar sempre perto do fogão, de preferência em gaveteiros com divisórias adequadas para cada objeto. Existem nos mercados diversos acessórios para organizar gavetas que ajudam na economia de espaço. Para utensílios como concha, escumadeira e colheres de silicone pode-se usar um pote de louça, vime e aço para acomodá-los em cima da pia, economizando assim uma gaveta para uso de outras peças.

Panelas
Devem ser organizadas por frequência de uso, isto é, as menos utilizada coloca-se embaixo e ao fundo e as de uso contínuo acima e à frente. Não há necessidade de muitas panelas. Um jogo é suficiente, levando-se em conta que teremos no máximo seis bocas no fogão. Frigideiras com diversos tamanhos ficam perfeitas quando empilhadas. Seguindo a mesma regra das louças, separe os utensílios que são usados esporadicamente, como panelas para feijoada, fondue, raclete, etc.

Potes de plástico e vidro
Devem ser organizados por tamanho e cor, com as respectivas tampas empilhadas ao lado. Não convém guardar os potes fechados para evitar cheiro.

Eletrodomésticos
Devem ser agrupados sempre junto com os seus acessórios. Por exemplo, a batedeira. Coloque seus utensílios em um saco de TNT e prenda junto à batedeira, para que na hora de fazer uma receita você não perca tempo em procurá-los. Podem ser guardados em gavetões ou prateleiras, dependendo do espaço existente.

Panos de prato e toalhas
Panos de prato, panos de pia e pegadores de panela também devem ter o seu espaço. Se você não tem uma gaveta disponível, pode usar um cesto de vime e ou até uma caixa que pode ser forrada com um tecido a seu gosto. Devem ser colocados um ao lado do outro para facilitar a visão e sua retirada.


Fonte: Bolsa de mulher
Por Mariana Bueno

0 comentários:

Postar um comentário

 

Passaparola | Copyright © 2012 | Criação - Pronúncia