quinta-feira, 12 de novembro de 2015

DICAS PARA LIMPAR O MICRO-ONDAS DO JEITO CERTO

às 08:38
Foto: Edu Castello/Editora Globo

Com tantas coisas para limpar na cozinha, às vezes nos esquecemos de um item muito importante: o micro-ondas. Confira dicas para evitar manchas, odores e danos no aparelho:


1. Não deixe para depois |
A higienização do micro-ondas deve ser imediata. Assim que algum resíduo de alimento cair, limpe. O respingos de comida que ficam grudados nas paredes do micro-ondas colaboram com a proliferação de bactérias que contaminam o alimento a ser aquecido futuramente.

2. Quais produtos usar na limpeza? |
No interior do micro-ondas produtos “milagrosos” não devem ser usados. Limpe apenas com um pano úmido com sabão ou detergente neutro, sem cloro.

 3. E vinagre, pode? |
Há várias táticas caseiras para a remoção de resíduos no micro-ondas que não prejudicam o utensílio. Uma delas é aquecer uma jarra de água com algumas rodelas de limão por três a quatro minutos na potência máxima. O vapor vai ajudar a amolecer a sujeira. O mesmo efeito pode ser obtido com um recipiente com água e uma colher de sopa de vinagre por cinco minutos na potência máxima. Depois, passe um pano seco limpo ou papel toalha na sujeira, que sairá facilmente.

5. Inimigos do micro-ondas |
Pratos líquidos como molhos, cremes e sopas são os que mais sujam o interior do aparelho. Se puder, evite-os. Ovo, tomate, linguiça e batata devem ser perfurados antes do aquecimento, evitando a expansão de peles ou cascas.
Colocar água no prato giratório e ligar o aparelho para amolecer a sujeira é outra prática a ser abolida: o choque térmico pode quebrar o vidro. Nunca coloque alumínio ou louças com partes metalizadas no micro-ondas. Há risco de acidentes como incêndio e explosões.


TEXTO FLORA CRUZ COM MARIANA MELLO

0 comentários:

Postar um comentário

 

Passaparola | Copyright © 2012 | Criação - Pronúncia