quarta-feira, 27 de janeiro de 2016

Como surgiu a pizza

às 14:33

A pizza que comemos hoje, redonda com molho de tomate e coberta com queijo, surgiu em Nápoles, Itália, por volta do século 18. Só que a massa em forma de disco assada em forno e com cobertura é uma criação bem mais antiga.

Tudo começou há 6 mil anos com uma fina camada de massa conhecida como "pão de Abrahão" ou "piscea", consumida por hebreus e egípcios. Três séculos antes de Cristo, os fenícios acrescentaram cobertura de carne e cebola. A ideia foi absorvida pelos turcos e, durante as Cruzadas, no século 11, o pão fino e redondo deles chegou ao porto de Nápoles. Os napolitanos aperfeiçoaram a receita com trigo de melhor qualidade e novas coberturas, como o queijo. Só mais tarde, no século 16, o tomate, vindo da América, foi incorporado à pizza. Mas a popularização mundial da redonda rolou mesmo com os norte-americanos (sempre eles), ao término da 2ª Guerra Mundial.


FONTES Associação Pizzarias Unidas e livro História da Alimentação, organizado por Jean-Louis Flandrin e Massimo Montanari

0 comentários:

Postar um comentário

 

Passaparola | Copyright © 2012 | Criação - Pronúncia